quarta-feira , 12 agosto 2020

CONCURSO DETRAN

CONCURSO DETRAN

CONCURSO DETRAN

Veja aqui as últimas notícias e as previsões sobre todo o concurso público do DETRAN.

Em breve serão abertas as inscrições para o novo Concurso Público DETRAN, que possivelmente será direcionado para diversos locais do país, está sendo aguardado por diversos profissionais, que possivelmente já deram início aos seus estudos, com a expectativa de driblar a concorrência e alcançar resultados promissores nas provas.

Serão reservadas 5% de vagas aos negros e 3% aos portadores de necessidades especiais. Para concorrer ao cargo de Analista, o candidato deverá ter diploma devidamente registrado de conclusão em qualquer curso de graduação, fornecido por Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo Ministério da Educação. Já o cargo de Assistente requer Certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de ensino médio (antigo 2º grau) ou de curso técnico equivalente, expedido por Instituição de Ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Todas as unidades do DETRAN espalhadas pelas regiões do Brasil já mencionaram a necessidade de novas contratações, o que aumenta ainda mais as expectativas de abertura deste concurso este ano, ou no começo do próximo ano.

DETRAN

O Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) foi criado como órgão (havendo alguns estados que o tornaram autarquias) do Poder Executivo Estadual que fiscaliza o trânsito de veículos terrestres em suas respectivas jurisdições, no território Brasileiro. Entre suas atribuições está a determinação das normas para formação e fiscalização de condutores.

No território Brasileiro, os DETRANs são responsáveis pela avaliação da capacidade física, mental e psicológica dos candidatos à obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A avaliação é feita pelos serviços médicos e psicológicos existentes nos DETRANs (ou pelos seus credenciados).

Os DETRANs também são responsáveis pelo credenciamento de fabricantes de placas e tarjetas na jurisdição de cada estado. Para o credenciamento as empresas devem demonstrar capacidade jurídica e técnica, além de regularidade fiscal e idoneidade financeira para a produção das placas e tarjetas em conformidade com as normas do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) e do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN).

O DETRAN possui um plano de carreiras em níveis e graus para todos os seus servidores, o número de etapas varia conforme o estado. Isso faz com que a remuneração mensal seja acrescida a cada período (normalmente, a cada três anos) de valores determinados pela função e pela avaliação de desempenho.

A Remuneração paga pelo DETRAN

Para Nível Médio: Assistente de trânsito, candidatos terão jornada de 40 horas por semana e o salário será de R$ 2.409,75.

Para o Nível Superior: Analista de trânsito, candidatos deverão trabalhar 40 horas semanais e terão direito a salário de R$ 6.179,94.

A Jornada semanal de trabalho dos servidores do DETRAN pode variar de acordo com o cargo escolhido, ficando entre 30 ou 40 horas semanais.

INSCRIÇÃO

Após a publicação do edital deste concurso público, as inscrições serão feitas pelo endereço eletrônico do DETRAN de cada Estado até a data confirmada, fique atento e prepara-se.

Após a inscrição, o candidato a uma vaga terá que imprimir um boleto e fazer o pagamento deste dentro do prazo designado, apenas após isso você estaria realmente cadastrado para o concurso.

As bancas organizadoras concorrentes para o concurso do DETRAN são: AOCP, Cespe/Cebraspe, Cesgranrio, Cetro, Consulplan, ESAF, FCC, FGV, Funrio, IADES e Vunesp.

Etapas e Provas para o DETRAN

Os Candidatos serão avaliados por meio de avaliação de caráter eliminatório e classificatório. Essa etapa visa aferir o perfil do candidato a partir do nível de escolaridade, conhecimentos específicos e experiência profissional.

Conteúdo programático pelo DETRAN:

As disciplinas cobradas pelo concurso em todo o Brasil são, basicamente, as mesmas, com algumas variações de um para o outro. Assim, o candidato poderá ver as seguintes matérias em suas provas:

  • Atualidades;
  • Conhecimentos Gerais;
  • Língua Portuguesa;
  • Informática;
  • Raciocínio Lógico;
  • Educação para o Trânsito;
  • Legislação do Trânsito (Código Brasileiro de Trânsito);
  • Regulamentação de Transportes Públicos de Passageiros.

Além das matérias que podem cair, selecionamos algumas dicas extras para os candidatos que já estão estudando, ou que pretendem começar um cronograma de estudos em breve.

Quando sai o Gabarito para este concurso?

O gabarito deste concurso DETRAN, quando for anunciado, deverá ser liberado pelo próprio DETRAN de cada estado no máximo apenas alguns dias depois da realização da prova, este gabarito é de suma importância para o candidato, pois com ele já é possível que se tenha uma ideia de seu desemprenho e se terá chances ou não de conquistar uma das vagas.

Após a realização da prova e liberação do gabarito oficial, resta apenas aguardar o resultado oficial do concurso DETRAN, na última edição feita em todo o Brasil, o resultado oficial da prova do concurso DETRAN saiu apenas algumas semanas depois, pouco mais de um mês.