quarta-feira , 25 novembro 2020

Concurso IBGE: edital está programado só para 2021 por causa do Corona-Vírus.

Concurso IBGE: edital está programado só para 2021 por causa do Corona-Vírus.

Concurso IBGE: edital está programado só para 2021 por causa do Corona-Vírus.

O Concurso público do IBGE não acontecerá mais em 2020 e taxas pagas vão ser devolvidas!

O IBGE comunicou o adiamento do CENSO para 2021. A medida foi tomada, de acordo com o próprio órgão, em função das orientações do Ministério da Saúde relacionadas ao quadro de emergência de saúde pública causado pelo COVID-19.

Esta medida foi tomada, de acordo com o próprio Instituto, em função das orientações do Ministério da Saúde relacionadas ao quadro de emergência de saúde pública causado pela disseminação da COVID-19, também foram adiadas as convocações para o pessoal que iria fazer o Teste de Homologação dos Equipamentos e Sistemas para o Censo.

O Concurso IBGE visa o preenchimento de 208.695 vagas para o Censo 2021 para profissionais de nível fundamental e médio.

Os Cargos oferecidos pelo IBGE seriam para:

  • Agente Censitário Municipal (ACM) – 5.462 vagas
  • Agente Censitário Supervisor (ACS) – 22.676 vagas
  • Recenseador – 180.557;

IBGE Justifica o Cancelamento do Concurso 2020:

Em nota o IBGE sobre o cancelamento esclarece ainda que foi firmado um compromisso com o Ministério da Saúde para que o orçamento do Censo 2020 seja transferido para a promoção de ações de enfrentamento ao Corona-vírus.

E Considerou que a atividade de pesquisa é basicamente domiciliar e presencial, com estimativa de visitas de mais de 180 mil recenseadores a cerca de 71 milhões de domicílios em todo o território nacional, se viu impossibilitada de realizar todo o treinamento dos supervisores e recenseadores para a operação censitária.

Com o agravamento da situação de emergência na saúde pública, não haveria tempo hábil para começar esse processo, que teria a primeira etapa iniciada em abril de 2020, Mas, para o ano de 2021, o Ministério da Saúde assegurou que realocará orçamento no mesmo montante com vistas à assegurar a realização do Censo pelo IBGE.

Atenção Candidatos:

Os Candidatos que já pagaram a taxa de inscrição ao concurso IBGE serão reembolsados a partir de 19 de maio de 2020. O valor a ser restituído aos candidatos é da ordem de R$ 2.823.775,95, somatório correspondente aos 100.735 pagantes inscritos.

Para aqueles que se inscreveram para mais de um cargo (ou seja, pagaram duas taxas) receberão tudo de uma só vez.

Como fazer para receber a taxa de inscrição:

Acesse o aplicativo https://www.carteirabb.com.br/ depois o candidato precisar clicar em “criar carteira bB”, Preencha seus dados corretamente, depois basta aguardar para, a partir de 19 de maio de 2020, clicar na opção “receber” que fica logo na tela inicial do Carteira Digital bB.

Quais os Requisitos para o Concurso do IBGE:

Para o Cargo de Recenseador exige do candidato apenas o Ensino Fundamental Completo. Já os cargos de Agente Censitário, seja o Supervisor ou Municipal é o Ensino Médio Completo.

O Edital IBGE também prevê a possibilidade de pessoas com a nacionalidade portuguesa, se amparado pelo Estatuto de Igualdade entre Brasileiros e Portugueses, de participar do certame, também necessário a idade de mínima de 18 anos de idade, na data da contratação.

O Concurso IBGE também trouxe algumas vedações, como a proibição de contratação de servidores da Administração Direta ou Indireta, Aposentados, membros das Polícias Militares e Corpo de Bombeiros Militares e membros das Forças Armadas, ainda que aposentados.

O Candidato precisará apresentar declaração de próprio punho de que não se encontra na condição de sócio-gerente ou administrador de sociedades privadas, inclusive aqueles que estejam na condição de Microempreendedores Individuais (MEI), conforme indicado no edital IBGE.

Como Seria a Prova do IBGE:

Os candidatos inscritos serão avaliados por meio de prova objetiva, a avaliação objetiva será de caráter eliminatório e classificatório, de acordo com o edital IBGE. As questões da prova objetiva serão do tipo múltipla escolha, com cinco opções (A, B,C,D e E), sendo uma única resposta correta, de acordo com o comando da questão.

Censo:

Sem o censo demográfico, o Brasil não conseguiria trabalhar na agenda 2030 das Nações Unidas de Desenvolvimento Sustentável, é muito importante monitorar a concentração da população em grandes cidades, mais de 60% da população vive em cerca de 400 dos 5.570 municípios. “O crescimento da população deve ser revertido a partir de 2040 e os dados de envelhecimento são importantes para a discussão das contas da Previdência Social”.

 

 

 

 

[Total: 0   Average: 0/5]

Sobre ProjetoWILL

Deixe uma resposta