WhatsApp Pay é a novidade dos pagamentos



Com a tecnologia sempre ao nosso favor, agora será possível receber uma série de pagamentos através do mensageiro WhatsApp, através da aplicação WhatsApp Pay você poderá receber pagamentos para os mais variados bancos, sendo os mais conhecidos como Nubank, Inter, Itaú, Caixa, Bradesco e todos os demais.

O processo de aprovação começou em março e em breve essa facilidade estará disponível aos usuários. Agora o mensageiro que mais utilizado em todo o mundo poderá receber e fazer transferências através do WhatsApp Pay.

Também será possível enviar pagamentos para empresas através do CNPJ.


Após quase um ano de suspensão, o WhatsApp Pay agora vai voltar com tudo para fazer vale a pena. O Banco Central anunciou em junho de 2020 que o serviço exige uma possível avaliação de risco e apontou que o sistema pode trazer “danos irreparáveis” à concorrência e à privacidade.

Posteriormente, em agosto, a plataforma foi lançada para testes no país. Nesse período de espera, foi lançado o Pix, sistema de pagamento instantâneo do banco central amplamente adotado pelos banqueiros brasileiros.

O WhatsApp Pay é habilitado pelo Facebook e Facebook Payments (entidade autorizada pela província do BC) e processado pela Cielo no Brasil.


O WhatsApp ou Facebook usa um cartão pré-pago, cartão de débito ou vários cartões com função de débito para coletar dinheiro de amigos e familiares ou coletar dinheiro gratuitamente.

Bancos participantes da funcionalidade WhatsApp Pay:

A funcionalidade WhatsApp Pay será liberada em breve e para utilizar o usuário vai precisar cadastrar um cartão de débito ou um cartão múltiplo, emitida pelos os bancos que já conhecemos e provavelmente já possuímos conta.

Sendo alguns deles:

  • Caixa Econômica Federal;
  • Nubank;
  • Bradesco;
  • Mercado Pago;
  • Banco Inter;
  • Banco do Brasil;
  • Itaú dentre outros bancos participantes e liberado pelo o Banco Central para ter a funcionalidade.

Como será a segurança da nova aplicação WhatsApp Pay?

Além da criptografia entre o smartphone e o servidor WhatsApp, o meio de pagamento também possui outras camadas de proteção, que podem ser utilizadas para armazenamento avançado de dados.

A Visa é uma das parceiras da plataforma de pagamentos WhatsApp e informa que esse recurso é protegido por um token, que evita o vazamento de informações sigilosas do usuário durante a transação.

Para cada dispositivo móvel ou aplicativo, um token de pagamento será criado. Para realizar uma transação, o usuário deve confirmar a senha cadastrada anteriormente. Em alguns dispositivos, a tecnologia biométrica (impressão digital ou reconhecimento facial) pode ser usada para confirmação.

Aos usuários que forem usar o serviço pode fica tranquilo a plataforma já passou por testes e hoje está pronta para funcionar, durante todo o processo suas informações são seguras e guardada através do servidor criptografado.

Assim como o Pix que também é uma funcionalidade a respeito dos pagamentos, o WhatsApp Pay é mais um intermediador de pagamentos que está chegando com tudo, em breve estará disponível no seu telefone tanto para a versão do sistema operacional Android, quanto o IOS e você poderá disfrutar de mais uma grande funcionalidade do mensageiro.

Click to rate this post!
[Total: 0 Average: 0]